A Arquitetura pós Pandemia
- Alan Amaro
- 15 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2022
Seguíamos nossas vidas corridas e cheias de compromissos até que uma pandemia vem e muda tudo, parece que perdemos o chão! Essa foi a sensação que todo o mundo pode sentir ao ficar em casa e logo tudo mudou!
Isolados, começamos a ver nosso lar por um outro ângulo, percebemos o que estava ocupando espaço e ao mesmo tempo sentir falta de muitas coisas que nem sabíamos que precisávamos. Nossos lares se tornaram nossa morada, nosso local de trabalho e também nosso lazer.
Mas será que tínhamos uma estrutura eficiente para tudo o que precisávamos? A resposta é não! Começamos a procurar desesperados por mudanças em nossos lares, pois não aguentávamos mais estar em lugar sem uma estrutura mínima para viver literalmente 24 horas por dia.
O mercado da construção civil foi um dos que mais cresceu nesse momento tão desesperador para nossa sociedade, passamos a mudar a estrutura de nossos lares e itens começaram a ser necessários. Espaços mais amplos, ambientes mais limpos, a chapelaria começou a fazer parte do nosso hall, poucos objetos, espaços mais funcionais, enfim uma revolução se iniciou.
Com todo esse movimento estilos começaram a se fundir, gerando uma arquitetura e um design mais puro. Assim como os modernistas do século XX as frases "MENOS É MAIS" e "A FORMA SEGUE A FUNÇÃO" nunca estiveram tão presentes nos nossos vocabulários e projetos agora Contemporâneos.
Já podemos ver um movimento do estilo "Japandi" (uma fusão do estilo japonês com escandinavo), onde temos ambientes monocromáticos, com sobreposições de texturas, com uma decoração mais seletiva que nos remetem a uma memória afetiva e uma iluminação que deixa de ser coadjuvante e passa a ser protagonista.

Lares com ambientes mais racionais e sensoriais que nos remetem a uma atmosfera de tranquilidade, paz e sossego, é sem dúvida a arquitetura que veremos a partir de 2022, sem dúvidas teremos muitos itens dentro de nossas casas que nos levam a nossas origens, porém com uma releitura mais contemporânea refinada e limpa.
Seremos levados não mais pela estética e sim pela funcionalidade, vamos parar e pensar se realmente aquele móvel ou objeto, é necessário para nosso dia a dia, se ele terá alguma função que nos facilitará ou não.
Nossos lares serão a representação fiel de nossos sentimentos e afazeres, aliás a arquitetura em seu fundamento é justamente isso, ela é a representação material de nossas emoções, ela nos mostra a forma como seguimos nossas vidas. Se você quer saber sobre determinado povo, pare e observe sua arquitetura, ela te dirá muitas coisas!
Gostou do conteúdo? Curte, comente e compartilhe!
#Amaroarquiteto #Arquiteturaeurbanimso #Arquiteturadeinteriores # EstiloJapandi #Arquiteturapospandemia #BlogAmaroArquiteto #Post #DesigndeInteriores #Estilo #Arquitetura2022